• Annelise Castelli

Manter a Autenticidade: o grande desafio para construir Identidade de Marca.

"A identidade é resultado da aplicação constante da autenticidade".

(Daniela Nogueira).



Gosto muito dessa frase. De uma grande amiga. Ela tem uma sabedoria sem igual.


A frase e a pessoa.



No dicionário, autenticidade é..


[ aquilo que é real, verdadeiro e genuíno.]

[ que tem legitimidade.]

[ algo em que se pode confiar.]



E são exatamente essas qualidades que permitem que uma marca construa sua identidade e acima de tudo, que seja percebida e decodificada pelos outros.


Portanto, uma marca com identidade é aquela que, como disse a Dani, praticou a sua autenticidade de modo constante.


Por isso, imitar os outros... muitas vezes não é uma boa estratégia para quem deseja ter identidade.


Mas, persistir na autenticidade é um desafio real. Não é fácil manter algo genuíno com as agruras do dia a dia e a necessidade constante de evoluir e mudar. Doido né?


É uma equação complexa manter-se fiel a si mesmo. Quase como uma plástica. Se você exagera, fica com uma cara que não é a sua, que não representa você.


Marcas autênticas são aquelas que conseguiram criar algo único, original e especial. Atrelado a sua história, cultura e ancestralidade (como nossa mentora sempre diz). Uma receita, um processo, um material, uma descoberta, uma tradição, uma atitude, uma pessoa. Um segredo.


Em geral, são marcas mais humanas.


O interessante (e infelizmente bastante comum) é que muitas marcas não percebem valor na sua autenticidade. Desconfiam de si mesmas justamente porque são únicas. E se autodepreciam.


Quantas marcas genuinamente autênticas e absolutamente desconhecidas você conhece? Diz aí!


Mas é fato. Aquelas que souberam usar a força da sua autenticidade (seja por estratégia ou instinto), se transformaram e cresceram, sem perder a essência.


Lá atrás, criamos um evento justamente para valorizar marcas autênticas e com identidade. O ID Fashion surgiu assim. Mas isso é assunto para outro post.



Existem algumas listas por aí. Mas essa é a nossa. Beeem eclética. Do nosso jeito.


Alexandre Linhares

Blue man

Body Shop

Desigual

Disney

Dr. Otker

Farm

Ferrari

Ferrari

Granado

H Stern

Havaianas

Lego

Levis

Lola cosméticos

Lush

Natura

Nivea

Patagonia

Reserva

Starbucks

The Body Shop



Vem se inspirar para construir a sua Identidade de Marca!


Como escolher a cor da sua marca?


A arte de Banksy. O humor mordaz da sociedade contemporânea, aos olhos do famoso artista anônimo.


Os 6 pontos essenciais que fazem da Havaianas um formidável case de Design Estratégico.