BE LITTLE
Criando novo posicionamento de marca no mercado de moda bebê e infantil.
O desafio
Definir um novo posicionamento para marca, mais forte e criativo, com foco no comércio on line, aumentando a percepção de valor da marca, que atua no segmento B de moda bebê e infantil.
O projeto de consultoria
Para este projeto, definimos as seguintes etapas e um percurso sólido de análise e decisões criativas.
Primeiramente, fizemos o diagnóstico da empresa e da marca (com uma visita técnica à fábrica e às lojas em Curitiba) e avaliamos o potencial, tanto em estrutura, como em equipe, qualidade final de produto e diferenciais competitivos.
Na sequência, fizemos uma análise de mercado, que compreendeu o benchmarking realizado em 3 frentes. Analisamos multimarcas de e-commerce do segmento bebê e infantil, depois analisamos marcas relevantes neste segmento e ao final, avaliamos grandes varejistas internacionais que atuam no Brasil. Analisamos o potencial de cada marca / empresa nos quesitos: produto, mix de coleção, preços, comunicação, interfaces, sistema de vendas, serviços e diferenciais. Para esta análise, utilizamos também algumas ferramentas comparativas de marcas, como mapa de posicionamento e histograma.
Na sequência, fizemos um estudo profundo, analisando as principais tendências que impactam o negócio em 3 temas: as tendências do mercado de e-commerce, as tendências de mercado no segmento infantil e bebê e as tendências socioculturais e de consumo que tem relação com a realidade da marca.
Sobre o segmento infantil e bebê, descobrimos alguns temas fundamentais como: a força das novas famílias, os pais da geração Y, a adultização na moda infantil, o plus size infantil, o repertório de compra das grávidas, a diferença de consumo para o 2º filho e o poder do usado.
Após estas análises, chegamos a algumas conclusões e oportunidades relevantes que deram origem às premissas estratégicas para a marca.
Dessas premissas, concebemos 4 cenários de posicionamento para a marca, cada um com um conceito-chave, uma proposta de valor, um estilo de produto e um perfil de público-alvo. Estes cenários foram concebidos com base no Mapa de Posicionamento, construído sob os principais parâmetros estratégicos deste mercado. No eixo Y definimos os parâmetros “Identidade X Trendy” (ou seja, de um lado estão marcas que focam na sua identidade e no oposto estão marcas que focam mais o uso das tendências). Já no eixo X definimos os parâmetros “Dia a Dia X Luxo” (ou seja, de um lado marcas que tem seu portfólio focado em peças para o dia a dia das crianças e no oposto estão marcas que trabalham mais o conceito de luxo e sofisticação).
Deste cruzamento, surgiram os cenários:
-
Artsy Chic, com a proposta de uma moda autoral exclusiva, com aura artística e artesanal (do cruzamento Identidade X Luxo)
-
Funny Way, com a proposta de uma moda superfashion, requintada e fun (do cruzamento Trendy X Luxo)
-
Upper Basic, com a proposta de uma moda básica com elementos trendy (do cruzamento Trendy X Dia a Dia)
-
New Normal Families, com a proposta de uma moda descolada para as novas famílias (do cruzamento Identidade X Dia a Dia). E este foi o cenário escolhido.
Com o cenário de posicionamento definido, construímos a estratégia de negócio e da marca, com as principais ações para a sua implementação, nos itens: produto, comunicação, serviços e sistema de vendas.
Assim, finalizamos o projeto com um posicionamento sólido, inovador que aumenta a percepção de valor da marca perante o público-alvo e que tem por trás uma estratégia consistente, integrada e coerente.
Ano 2015.
Equipe
Annelise Vaine Castelli
*atuação pelo Sistema Fiep