FITTO DESIGN

Definindo público-alvo e criando a estratégia de negócio no segmento de móveis de encaixe flatpack.

O desafio

Desenvolver a estratégia do novo negócio, definindo o seu posicionamento de mercado e um público-alvo assertivo com alta percepção de valor e poder de compra, para uma nova linha de móveis de encaixe, lúdicos e criativos..

O projeto de consultoria

Para esta empresa nova que iniciava seus passos em 2017, começamos o projeto com um diagnóstico da sua estrutura, proposta de marca, diferenciais e protótipos desenvolvidos.

 

Com esta avaliação preliminar e com as expectativas definidas, levantamos alguns questionamentos estratégicos para esse negócio que já tinha uma pegada muito inovadora:

  • Qual a percepção de valor sobre o encaixe e o processo de montagem da peça, por parte do consumidor?

  • Qual o perfil de público mais pertinente ao perfil do produto e da marca?

  • Seriam necessárias alterações no produto?

  • Quais serviços agregados e possibilidades de customizações, o negócio poderia abranger?

  • Qual a influência da arte sobre o móvel, qual o papel do artista sobre um produto seriado?

  • Qual o estilo gráfico das estampas mais próximo do perfil da marca?

  • Quais requisitos de qualidade da embalagem seriam necessários?

  • Qual a percepção do preço?

  • Qual a percepção sobre a questão da sustentabilidade sobre a compra?

 

Então, iniciamos o estudo sobre o mercado e as tendências. Analisamos as tendências do mobiliário (em formas, estilos, temas, cores e materiais para o ano seguinte), bem como as tendências do habitar contemporâneo. Avaliamos as perspectivas e desafios do setor moveleiro no Brasil e no mundo e os drivers de consumo deste segmento. Investigamos a dinâmica de consumo da geração Y e pesquisamos qual a relação entre a arte contemporânea e produtos seriados.

 

Para completar a análise de mercado, fizemos um benchmarking bastante completo de diversas marcas que atuavam com produtos ou com uma proposta de valor similares. Analisamos o conceito de marca, a comunicação, o sistema de distribuição, o portfólio de produtos e os diferenciais. E comparamos com a Fitto.

 

Estas análises construíram o repertório necessário para a realização do Workshop de Avaliação de Produto, (pesquisa exploratória de campo, no formato focus group) que contou com a presença participantes que se enquadravam em um perfil de investigação para a definição de público-alvo da Fitto. Todos os dados foram tabulados e serviram de conclusão para o diagnóstico da empresa.

 

Como resultado, surgiram diversas oportunidades e insights que fizeram parte da construção da Estratégia do Negócio em sintonia com a estratégia da marca, já definida pela empresa.

Então, seguimos para a etapa final de Recomendações Estratégicas. Para cada item da estratégia foram feitas recomendações para sua implantação. As novas ideias que surgiram durante o processo foram agrupadas em categorias (produto, comunicação, serviços e distribuição). As recomendações foram complementadas por um Plano de Ação que deu o direcionamento para a implantação da estratégia, incluindo atividades, objetivos e metas.

 

E desde a realização do projeto, a empresa vem colhendo resultados muito promissores:

  • Realizaram o re-design da logomarca e do site.

  • Estabeleceram uma nova comunicação, aumentando sua audiência junto ao público-alvo.

  • Readequaram todos os produtos quanto à qualidade, acabamentos, estampas e ergonomia. E na sequência, desenvolveram outros novos.

  • Implantaram a nova organização do portfólio de produtos.

  • Reestruturaram o sistema produtivo, visando à comercialização via e-commerce.

  • Participaram de eventos e prêmios relevantes. E construíram uma boa relação com formadores de opinião e a imprensa especializada.

  • Construíram novas parcerias que aumentaram o valor da marca.

  • Aumentaram significativamente as vendas e o faturamento.

Ano 2017.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

Ariane Novetti

*atuação pelo Sistema Fiep

pesquisa de tendências

análise de mercado

definição de público-alvo

pesquisa exploratória de campo

estratégia de negócio

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