3D CLONER

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Conceituando novo produto e definindo novo posicionamento no segmento de impressão 3d.

O desafio

Conceber uma nova estratégia de negócio, definindo um posicionamento inovador no segmento de impressão 3D de tecnologia FDM, fortalecendo o conceito de produto acessível, user friendly e smart.

O projeto de consultoria

Este foi um projeto de inovação e estratégia que envolveu diversas etapas e entregas, cujo resultado final foi o desenvolvimento de uma nova impressora 3D de tecnologia FDM (fused deposition modeling), focada no uso doméstico, user friendly e com preço acessível, um conceito não muito usual na época.

Demos início ao projeto com uma pesquisa de mercado e um estudo profundo sobre o setor, sua evolução, tendências, oportunidades e desafios no Brasil e no mundo, contando com o olhar de grandes especialistas. Estudamos o Movimento Maker e sua influência sobre o segmento. Analisamos as principais tecnologias que envolvem a impressão 3D, suas aplicações e o movimento das marcas. Selecionamos os principais players e realizamos um benchmarking, avaliando a marca, o portfólio, o produto, a comunicação, o relacionamento com clientes, a distribuição e os diferenciais de cada um.

Com estas análises, pudemos categorizar as marcas em grupos de posicionamento: as domésticas, as profissionais, as industriais e as “rep raps”. E criamos duas matrizes avaliativas, tendo como referência os principais atributos da impressão 3D. Na primeira matriz, cruzamos os atributos ESTÉTICA (visual de eletrodoméstico X visual de equipamento industrial) e USABILIDADE (abordagem mais profissional X mais leigo).  Já na segunda matriz avaliamos a relação entre RESOLUÇÃO (mais ou menos) e VERSATILIDADE (mais e menos).

Depois desta etapa de análises, realizamos o diagnóstico da empresa e da marca, avaliando seu potencial e seus diferenciais, no que tange à estratégia, à estrutura e ao desenvolvimento do produto. Complementamos esta análise com uma pesquisa de campo junto a clientes da empresa, avaliando sua percepção da marca, dos produtos, da assistência técnica, do preço, buscando compreender também quais foram os fatores de decisão da compra pela 3D Cloner.

Com as conclusões obtidas, pudemos visualizar qual o perfil de posicionamento de marca e de produto mais assertivo para o negócio 3d Cloner. E com esta base, definimos as premissas técnicas para o desenvolvimento da nova impressora, que incluíam os requisitos, as funcionalidades, o perfil de usuário e o conceito-chave.

Então, com as premissas definidas, foi concebida uma nova impressora para ser fabricada em injeção plástica, com o conceito user friendly, segura, de fácil manuseio e transporte, com boas características operacionais e boa relação custo X benefício, compatível com um perfil de usuário mais leigo.

Na sequência, desenvolvemos a estratégia do negócio, com uma nova proposta de valor, uma proposta de público mais abrangente, uma nova segmentação de portfólio, com uma nova abordagem de comunicação e comercialização. Para isso, criamos 3 linhas de produto: a Easy Home, a Pro + e a Cloner Industry. Fizemos o detalhamento de toda a estratégia, definindo as ações estratégicas em produto, comunicação, serviços e sistema de distribuição.

Complementamos a estratégia com uma proposta de Re-Design da Logo, a criação das embalagens e o display de apresentação do novo produto.

Finalizamos o projeto com um Plano de Ações para a implantação da estratégia ao longo do tempo, com ações a curto, médio e longo prazos.

Ano 2015.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

Felipe Aranega

Giulia Motti Correia

Tiago dos Santos Silva

*atuação pelo Sistema Fiep

pesquisa de tendências

análise de mercado

pesquisa exploratória de campo

estratégia de negócio

conceito de novos produtos

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