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CULLIGAN

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Construindo posicionamento inovador e desenvolvendo produto ícone para o segmento de purificadores de água.

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O desafio

A Culligan, líder mundial no segmento de purificadores de água, é uma empresa americana que em 2019 adquiriu a Ibbl no Brasil e passava por uma fase de reestruturação de mercado. Então, o nosso desafio foi realizar um amplo estudo estratégico para reposicionar de forma inovadora um produto de grande relevância para a marca Culligan / Ibbl, o E-due. E assim, tivemos a missão de conceber um produto ícone para substituir o Edue, visando impulsionar o negócio e aumentar a percepção de valor da marca, validando o novo posicionamento..

O projeto de consultoria

Este é um dos projetos que faz parte do Programa Design to Impulse que a Go Cool tem em parceria com a Produteca.

Ele foi realizado em 5 etapas, da pesquisa ao produto final.

1. IMERSÃO. Etapa que contemplou uma série de estudos que forneceram o repertório para insights criativos e direcionadores estratégicos.

  • Overview & Techtrends. Levantamento de dados, principais desafios do setor de purificação da água a nível mundial e análise de tendências tecnológicas.

  • Design Trends. Pesquisa de tendências de design no segmento de filtros e purificadores de água, quanto a estilos, conceitos, funcionalidades, formas, cores e materiais.

  • Impact Trends. Visando compreender o valor e significado deste produto no dia a dia contemporâneo, analisamos as tendências do morar, as tendências em cozinhas e as tendências de consumo de água engarrafada. E assim, deciframos como elas impactam o setor de purificação.

  • Benchmarking. Análise de boas práticas e diferenciais de concorrentes e marcas relevantes.

  • Pesquisa quantitativa on line. Levantamento de informações sobre o perfil de consumidores e usuários de purificadores de água, analisando hábitos de consumo, motivações e preferências.

  • Análise de marca e produto. E por fim, analisamos as marcas Culligan e IBBL e a relação entre elas, identificando características genuínas, valores e potencialidades.

2. INSIGHTS ESTRATÉGICOS. Tendo como base os achados, conclusões e decisões estratégicas da etapa Imersão, realizamos um Workshop de Insights. Momento em que potencializamos as ideias de maior impacto, as oportunidades de diferenciação de mercado, definindo as premissas para o conceito do novo produto.

3. ETAPA CONCEITUAÇÃO. Esta é a fase em que os insights se transformaram em drivers conceituais que guiaram a criação. O conceito do “New- Edue” foi baseado:

  • nas tendências: “new tank”, “slim & fit” e “modern gadget”;

  • na harmonia entre produto e ambiente;

  • nas funcionalidades essenciais de manipulação (controle e vasão da água);

  • na facilidade de uso (intuitividade, ergonomia e utilização sem instalação hidráulica, com tanque adicional);

  • na valorização da purificação com o refil em evidência e

  • na fluidez e formas curvas.

 

4. ETAPA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Fase do desenvolvimento criativo, com a geração de alternativas, estudos funcionais / estéticos e prototipagem. Todo o processo foi realizado em parceria com a equipe de engenharia da Culligan.

O New EDue leva a marca IBBL e é apresentado em duas versões. Na versão digital New E-Due Freedom, o painel de comando é touchscreen e o acessório-tanque de 2,5L pode ser acoplado ao produto. Já na versão manual, o botão de acionamento da água é em sistema monocomando com o formato de gota, o que conferiu muita personalidade ao produto. Ambos têm duplo sistema antisplash (que evita o respingar da água). As cores escolhidas (baseadas nas tendências) foram o branco, o grafite, o azul cobalto e o verde petróleo. As sutis linhas laterais remetem à fluidez da água e os elementos em transparência lembram as refrações da água.

 

5. ETAPA FOCUS GROUP. Após a etapa de criação, realizamos uma pesquisa qualitativa na modalidade focus group, com os protótipos do New Edue. O objetivo foi validar e compreender em maior profundidade a percepção de valor e a interação do produto junto ao público-consumidor. E assim, foram realizados alguns ajustes na última versão do produto.

Ao final temos 2 versões que são ao mesmo tempo harmônicas e atrativas na forma e no visual, além de superarem as expectativas em termos de funcionalidade e usabilidade.

Resultados

O New Edue é um sucesso de vendas e de imagem de marca. Antes do lançamento realizado em março de 2023, a Culligan /IBBL já contabilizava 10 mil unidades vendidas junto a um dos maiores home centers nacionais. Além das muitas reviews positivas entre consumidores e influenciadores do setor.

Um verdadeiro divisor de águas do segmento.

Ano 2021/2023.

Equipe

Annelise Castelli

Felipe Aranega

Giulia Motti

Luiz Otavio Siqueira (Teco)

Alisson Freitas

Saiba mais sobre o programa Design to Impulse.

pesquisa de tendências

análise de mercado

estratégia de produto

conceito de novos produtos

focus group

“Obrigada pela parceria, obrigada por todo engajamento e todo o trabalho excepcional. Vocês são incríveis. Que bom que a gente se conheceu e se conectou e tudo está rolando superbem"!

Renata Teixeira. Gerente de Marketing Culligan Brasil

"É um sucesso o produto que vocês fizeram, está muito bonito mesmo."

Alexandre Mariz. Gerente de Projetos Culligan Brasil.

 

"Fiquei impressionado. Muito bom".

Antônio Trentini. Diretor Culligan Brasil.

New Edue

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Campanha de Lançamento

O projeto

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