FATTIOTA
Definindo estratégia de custos para segmento de uniformes escolares.
O desafio
Desenvolver em conjunto com a empresa, uma estratégia de custos, aumentando a eficiência do negócio e definindo preços que equilibrem competitividade com lucratividade.
O projeto de consultoria
Para este projeto e consultoria, iniciamos com um diagnóstico da empresa, avaliando seu potencial e principais enfrentamentos na gestão de custos.
E visando aumentar a assertividade das ações, fizemos um alinhamento conceitual dos principais tópicos da consultoria.
Então, analisamos o estoque e estruturamos um método para uma gestão eficaz, tanto de produtos acabados como de insumos e outros materiais.
Na sequência, fizemos uma análise de todos os custos envolvidos com o negócio e selecionamos 10 produtos-chave para realizarmos as sequencias operacionais, cronometragem, cronoanálise e construirmos as fichas técnicas. Esta ação permitiu uma avaliação real da capacidade produtiva instalada, visando a tomada de decisões de modo mais assertivo.
Após esta etapa, avaliamos a estratégia de preços de concorrentes e seus diferenciais. E assim, pudemos definir uma estratégia eficiente de precificação (tanto no varejo como no atacado) que permite o crescimento do negócio. Para esta análise, concebemos 3 cenários futuros.
Durante o processo, também percebemos oportunidades de melhorias e elaboramos recomendações quanto às questões organizacionais, à estratégia comercial, ao controle financeiro e ao sistema produtivo.
Com a realização destas ações, foi possível aumentar a eficiência, aprimorar o controle de custos e estoque, reduzir perdas, além de aumentar a capacidade de negociações junto a clientes e fornecedores.
Ano 2020.
Equipe
Annelise Vaine Castelli