top of page

FATTIOTA

Definindo estratégia de custos para segmento de uniformes escolares.

O desafio

Desenvolver em conjunto com a empresa, uma estratégia de custos, aumentando a eficiência do negócio e definindo preços que equilibrem competitividade com lucratividade.

O projeto de consultoria

Para este projeto e consultoria, iniciamos com um diagnóstico da empresa, avaliando seu potencial e principais enfrentamentos na gestão de custos.

 

E visando aumentar a assertividade das ações, fizemos um alinhamento conceitual dos principais tópicos da consultoria.

 

Então, analisamos o estoque e estruturamos um método para uma gestão eficaz, tanto de produtos acabados como de insumos e outros materiais.

 

Na sequência, fizemos uma análise de todos os custos envolvidos com o negócio e selecionamos 10 produtos-chave para realizarmos as sequencias operacionais, cronometragem, cronoanálise e construirmos as fichas técnicas. Esta ação permitiu uma avaliação real da capacidade produtiva instalada, visando a tomada de decisões de modo mais assertivo.

 

Após esta etapa, avaliamos a estratégia de preços de concorrentes e seus diferenciais. E assim, pudemos definir uma estratégia eficiente de precificação (tanto no varejo como no atacado) que permite o crescimento do negócio. Para esta análise, concebemos 3 cenários futuros.

 

Durante o processo, também percebemos oportunidades de melhorias e elaboramos recomendações quanto às questões organizacionais, à estratégia comercial, ao controle financeiro e ao sistema produtivo.

 

Com a realização destas ações, foi possível aumentar a eficiência, aprimorar o controle de custos e estoque, reduzir perdas, além de aumentar a capacidade de negociações junto a clientes e fornecedores.

Ano 2020.

Equipe

Annelise Vaine Castelli

estratégia de negócio

gestão de custos

bottom of page