DECORMADE
Criando novo posicionamento de negócio para o segmento de móveis, construído com design autêntico e atemporal.
O desafio
Conceber uma nova estratégia de negócio e de marca, visando um posicionamento assertivo no segmento de móveis de alto padrão, criando uma identidade por meio do design autoral e enfatizando as capacidades intrínsecas da empresa, no trabalho primoroso com a madeira.
O projeto de consultoria
Este foi um projeto de consultoria bastante completo, em que pudemos trabalhar desde o desenvolvimento da estratégia (do negócio e da marca), passando pelo desenvolvimento da marca, dos produtos até o resultado final no varejo, com o conceito de uma nova loja.
Também foi especial, pois contamos com a parceria do Poli Design durante o processo, na figura do Sr. PhD Francesco Zurlo.
Iniciamos com um diagnóstico da empresa e da marca, avaliando seu potencial e estrutura (tanto da fábrica como da loja), ressaltando que na época a Decormade era fabricante licenciada dos produtos Sérgio Rodrigues.
Na sequência, fizemos uma pesquisa de tendências em design de móveis, em que elaboramos 4 temas-chave: power color, efeito 3d, novo minimalismo e intimidade. Também analisamos as tendências de comportamento de consumo, focando 3 temas relevantes: coolturalism, memória vital e o novo luxo. Esta pesquisa foi complementada por um estudo sobre a dinâmica do setor de móveis no Brasil, suas oportunidades e desafios.
Com esta etapa concluída, demos início ao benchmarking das principais marcas que atuam com móveis de alto padrão. Avaliamos os itens: conceito de marca, portfólio de produto, comunicação e sistema de distribuição. E então, complementamos esta análise com uma pesquisa de campo (utilizando a técnica de cliente oculto) em diversas lojas deste segmento em Curitiba. Para concluir as análises, construímos o histograma e o mapa de posicionamento das marcas analisadas, confrontando com a Decormade.
Na etapa seguinte, concebemos a estratégia da marca, focando as duas dimensões do negócio: a fábrica (Decormade) e a loja (agora denominada Decormade Living). Para tanto, foram definidos dois perfis de público-alvo, visando inserir uma abordagem mais jovem ao público anterior da empresa. Com a estratégia definida, pudemos criar a logo e toda a identidade visual, bem como o conceito da nova loja, que seria inaugurada em outro ponto de venda em Curitiba, mais coerente com o novo posicionamento.
Na próxima etapa, concentramos os esforços no produto. Organizamos o portfólio, eliminando produtos não coerentes com o novo posicionamento e produtos de baixa performance em vendas. Então criamos categorias e desenvolvemos 4 linhas de produto:
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Linha Classic com peças clássicas de época que demonstram a capacidade técnica da marca e o seu vínculo com a história.
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Linha Concept com a proposta de desenvolver o design autoral Decormade: peças atemporais de linhas puras que enfatizam técnicas da marcenaria de aura contemporânea.
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Linha Gardens com o conceito de trazer peças que misturam o ambiente interno com o externo.
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Linha Originals com a proposta de resgatar os clássicos do Design contemporâneo, trazendo outros materiais além da madeira.
E para a Linha Concept foram criados produtos ícones, entre poltronas e cadeiras que fortaleceram o novo posicionamento.
Finalizamos o projeto com a estratégia do negócio, definindo as ações estratégicas em produto, comunicação, serviços e sistema de distribuição.
E para coroar o projeto, em 2013, recebemos o prêmio bronze no Idea Brasil, nas categorias Estratégia de Design e Design de Móveis / Poltrona.
Ano 2013.
Equipe
Annelise Vaine Castelli
Marianne Rohrig
Felipe Aranega
Marcelo Azevedo
Renan Negrão
Francesco Zurlo (Poli Design)
*atuação pelo Sistema Fiep
estratégia de negócio
estratégia de marca
pesquisa de tendências
análise de mercado
definição de público-alvo
pesquisa exploratória de campo
marca e identidade visual
conceito de novos produtos
"Sempre fabricamos produtos, mas não tínhamos uma linha de design própria. E isso é um desejo e uma necessidade de todas as indústrias do ramo. Através da consultoria, alcançamos o nosso objetivo. Com o posicionamento da marca, a formatação da nova proposta da loja e todo o estudo realizado, demos os primeiros passos para consagrar nosso lugar."
Maria Schwartsburd (sócia-proprietária Decormade)