A cor do ano de 2021 não é uma, mas são duas. Uma novidade para a Pantone.
Desde o ano 2000 a Pantone (famosa escala mundial de cores) propõe uma cor que simboliza o ano que está por vir. Em realidade, é “a cor” que sintetiza diversos aspectos da vida contemporânea de um determinado ano, o que é (vamos combinar) bastante simbólico.
E sim, a Pantone pode ser considerada uma referência importante neste tema, assim como outros institutos de pesquisa de tendências e feiras setoriais.
A cor do ano é definida pelo Pantone Color Institute, após uma vasta pesquisa realizada por seus experts, que analisam diversas influências da cor sob o âmbito da cultura, da tecnologia, do comportamento e das tendências de modo geral.
E essa cor acaba ganhando um contorno comercial, que orienta não só a indústria (principalmente a da moda, do mobiliário, da decoração, da beleza e dos produtos de consumo), como também a publicidade e as diversas formas de linguagens visuais, sejam digitais ou impressas.
Para 2021, pela primeira vez a Pantone selecionou duas cores que unidas trazem o conceito de força e esperança (bem 2021, não é mesmo?). O Amarelo / Illuminating representa a positividade, o caloroso, o ensolarado, o otimismo. E o Cinza / Ultimate Gray simboliza a solidez, a praticidade, a estabilidade e a resistência.
[ Uma união de cores traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras. ] Fonte: Pantone
Já falamos por aqui quanto a cor é importante e como pode ajudar ou atrapalhar na comunicação ou no consumo de um produto (veja aqui o nosso post sobre Ian Davenport). Pois bem, na prática, amarelo com cinza são harmônicos. Se equilibram, um sendo a base e outro dando destaque, contraste.
[ A união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo caloroso e otimista, esta é uma união de cores que nos passa resiliência e esperança. Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano. ] Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute. Fonte: Pantone.
Para você que quer um pouco de segurança em suas decisões criativas para 2021, em termos de cor, comece a considerar inserir aos poucos em sua cartela, desde que esteja em sintonia com a essência da sua marca, beleza?
Se tiver dúvidas, não se acanhe, fale com a gente.
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