top of page
  • Annelise Castelli

Ian Davenport. O artista das listras e cores que impressionam.

Sabe quando algo nos chama a atenção e aí percebemos que é por causa a cor (ou das cores)?

Pois é, Ian Davenport é um artista que tem essa habilidade. O manejo das cores.

A cor é tão importante, que pode nos atrair ou nos causar repulsa dependendo da forma, da intensidade ou da mistura entre elas. Algo similar às notas musicais.


Ian fez parte da geração YBA Young British Artists, dos anos 80/90. Passou por várias fases de experimentação da cor e evolução das técnicas até chegar a um estilo próprio nos anos 2000.


Ao longo de sua carreira, a combinação de cores ganha ritmo e movimento, meio op art. Simples na essência, mas com um conceito impactante que se desdobra em uma série projetos.


Um grafismo ao mesmo tempo linear e orgânico. E a originalidade está na sequência das cores, além da força das listras, um padrão eterno que une harmonia e tensão.


Ian ficou conhecido pelas Paddle Paintings, ou pinturas de poças. Usando o gotejar, o derramar e o pingar. E nada de pincel. Usa basicamente seringas ou outros utensílios não muito convencionais para chegar ao efeito desejado. Além da própria gravidade e o acaso.


Criou seus rios e cascatas de cores de escala monumental, que realmente impressionam. A beleza está na quebra das linhas quando as cores se misturam criando um efeito inusitado, ótico e ao mesmo tempo muito simples.


Pelo evidente apelo gráfico, ganhou notoriedade no mundo da moda e do design. Fez um projeto para a Swatch, o Wide Acres of Time de 2017 (edição limitada de relógios, tudo a ver com a marca). Foi escolhido pela Dior para criar uma proposta para as famosas Lady Dior, do projeto Dior Lady Art de 2016 e recentemente Davenport foi inspiração para a casa Balmain.


A obra de Ian é contemporânea, urbana e vivaz. Fácil de apreciar e descomplicada. Basta se deixar levar pelo olhar e pelo efeito “uou, que legal”!



 


** **Ah, só lembrando. Falamos de arte porque é uma fonte riquíssima de inspiração para produtos, marcas, insights, linguagens. Além de ser uma antena potente do que acontece no mundo.

bottom of page