top of page
  • Annelise Castelli

Review Expo Revestir 2024: a tranquilidade natural em produtos que buscam o bem-estar.

Passando aqui para trazer uma review quente do que rolou na 22ª Expo Revestir 2024, entre 19 e 22 de março em São Paulo. A ideia aqui é apontar algumas direções, confirmar algumas tendências (que já identificamos em 2023) e destacar alguns produtos e marcas que fizeram acontecer nessa edição.



Por que falar da Expo Revestir? Porque já há algum tempo, nós da Go Cool e a equipe do Observatório de Sinais (com nosso friend Dario Caldas), estamos monitorando o Morar Contemporâneo. Buscamos identificar tendências, compreender comportamentos e criar insights sobre este universo (além de obter as nossas impressões sobre o movimento do mercado e das marcas, claro...)


E nada melhor do que participar da maior feira da América Latina do setor, que reúne revestimentos, metais e louças, com mais de 300 empresas de responsa. E junto com a Haus Decor Show (que aconteceu simultaneamente), também pudemos avaliar o setor de iluminação.


Bora?


Sob a tríade Design, Tecnologia e Sustentabilidade, a impressão geral é a de uma tranquilidade natural, poética, por vezes quase desértica. Mergulhamos em variações infinitas de beges, areias e cinzas, com toques de burgundy, verdes (em várias tonalidades), rosados, pretos e diversas nuances de petróleo (entre os azuis, chumbos e verdes).


Ao longo da feira, percebemos que alguns temas permeiam o discurso conceitual: por trás do produto, as marcas buscam a valorização da autoexpressão, a singularidade e a dualidade entre tecnologia e arte que, quando combinadas, conduzem ao tão sonhado bem-estar.




Em linhas gerais, pudemos identificar 4 macro-conceitos:  Natural Hiper-Realista, Neutralidade Cool, Ritmo Deco e Color Touch.


Natural Hiper-Realista

Rochas, pedras, minerais, em extremo realismo.



Neutralidade Cool

Cores neutras, minimalismo, sobriedade, originalidade em formas orgânicas, texturas sutis, irregularidade.



Ritmo Deco

Proposições incomuns em grafismos e motivos étnicos, jogo de geometrias, modularidade.



Color Touch

Quando a cor contrasta e ganha destaque.



Sustentabilidade

Percebe-se que o tema e, agora a prática da sustentabilidade, evoluiu (e muito!). Ela se desdobra em: ações de reciclabilidade (de diversas formas, inclusive dos stands); na redução do consumo de água e energia na produção; na redução de emissões e resíduos; na eficiência e durabilidade do produto. Um bom exemplo: a linha Matéria da Castelatto (grupo Dexco) é feita com o descarte da produção de louças sanitárias da Deca (também do grupo). As peças com defeito são trituradas e transformadas em fragmentos (chamados de pitcher), que substituem o uso da areia, pedras e outros materiais na produção.



Trends / Revestimentos

Além do ripado / canelados sem emenda, estruturas lineares horizontais.

Irregulares /  rochosos, ágatas, mármores, “rústico e bruto”, cimentos e amadeirados naturais. Desenho + relevo juntos.

Novas composições / orgânicas e irregulares, em escala e coordenados.



Trends / Louças

Cores: areia, off white, fendi, chumbo, marrom, preto, salvia e verde musgo.

Formas orgânicas, arredondadas.

Composições integradas.

Texturizado rústico fosco.



Trends / Metais

Tecnologia smart na cozinha e no banheiro (acionamentos e comandos por IOT, touchless).

Instalação segura, eficiência e conforto (no consumo da água) e durabilidade.

Variedade em combinações de múltiplos formatos, cores, acabamentos.



Trends / Iluminação*

Vidro protagonista (texturizado, efeito leitoso, orgânicos).

Inspirações no modelo Saliscendi dos Irmãos Castiglione.

Sistemas modulares e componíveis.

Magnéticos.

Luminárias portáteis e diminutas, quase um bibelô.



Os premiados Expo Revestir / Best in Show 2024

• Melhor Porcelanato: PORTOBELLO / The Edge 120 X 270 Nat Ret

 • Melhor Revestimento Cerâmico: PORTOBELLO / V Stone Off White 45 x 120 Mate

 • Melhor Peça Cerâmica Especial: PORTINARI / Mc Citta

 • Melhor Coleção Louça Cerâmica _ Cubas e Lavatórios: ROCA / Coleção Ohtake

 • Melhor Coleção Louça Cerâmica _ Bacias Sanitárias: SANITRIT BRASIL / Sanicompact Comfort

 • Melhor Metal Sanitário: DOCOL / Naiade

 • Melhor Rocha Natural: PR GRUPO PARANÁ / Café Imperial

 • Melhor Piso Vinílico: TARKETT / Linha Essence 30 Malva

 • Melhor Piso Laminado: EUCAFLOOR / Eucafloor Square

 • Melhor Ultra Compactado: DEKTON / Dekton Ukiyo

 • Melhor Rodapé: SANTA LUZIA / Rodapé inverso de alumínio

 • Design Brasil Porcelanato: CEUSA / Coleção Patch

 • Design Brasil Revestimento Cerâmico: PORTOBELLO / Coleção Fita


Destaques

Selecionamos algumas marcas, com seus lançamentos e ações que foram destaque na feira.


GRUPO DEXCO (Deca, Hydra, Portinari, Castellato, Ceusa, Duratex, Durafloor, Florestal)

Deep Design da Ceusa: processo tecnológico de alta fidelidade e sincronia entre o desenho e o relevo de cada peça, o que permite maior naturalidade e realismo ao produto final.

Dexco Experience / Dexmood: interessante e criativa ação de interação (é praticamente um jogo) para arquitetos e designers utilizarem em seu processo de criação de projetos. Em uma versão easy e outra pro, você compõe o seu moodboard de modo harmônico e original.

D Coat da Deca: uma linha que apresenta a harmonização perfeita dos metais mais consagrados da Deca, disponíveis em novas cores para compor com os lançamentos da marca.

Participação da Pinterest na Dexco: a Pinterest e as marcas Deca e Portinari se uniram numa ação integrada e lançaram propostas de conceitos, cores e produtos, baseadas nas tendências do último Pinterest Predicts.

Linha Hana, da Portinari: a collab com o arquiteto e paisagista Alex Hanazaki apresenta uma linha de peças em elemento vazado de concreto arquitetônico, inspirada no bambu e em técnicas tradicionais de construção civil da cultura oriental.

Linha Gales Organic da Portinari: com inspiração no País de Gales, a linha composta por módulos de 8 peças em formatos orgânicos, diferentes entre si, permitem uma paginação original, singular e muito natural.




Coleção The Edge (Best in Show 2024): um porcelanato de design atemporal que combina características das pedras naturais, com o toque do couro e a elegância do ouro. Possui desenhos, relevos, saliências e texturas sincronizadas, com tons que predominam o preto e o marrom.

Fita (Best in Show 2024): novo produto (revestimento cerâmico) concebido dentro do Projeto Sururu. Produzido com conchas do sururu (um tipo de molusco próprio da região de Alagoas). Uma proposta com composições geométricas originais cuja superfície combina a textura do de concreto com detalhes furta-cor, próprios das conchas.

V Stone (Best in Show 2024): (revestimento cerâmico) é uma interpretação do tradicional e atemporal Limestone francês. O relevo apresenta linhas com microtexturas, cujas emendas são imperceptíveis entre uma peça e outra, criando uma superfície harmônica e contínua, num interessante efeito canelado de luz e sombra. 

Coleção Bordas: fruto da parceria com o arquiteto Isay Weinfeld, Bordas é uma coleção de placas cimentícias despojadas e robustas, de superfície e contornos irregulares, que evocam o imperfeito do fazer artesanal, quase rústico. Em uma paleta de tons suaves e dimensões múltiplas, suas peças podem ser combinadas em composições moduladas de infinitas variações.




A 4ª Coleção Ohtake (Best in Show 2024), parceria com o designer Rodrigo Ohtake (da família do arquiteto Ruy Ohtake), propõe cubas de linhas orgânicas e fluidas muito originais, inspiradas na flor copo de leite, com sua forma que lembra um funil.

A Coleção Nu é fruto da parceria com o Studio Bermudez sediado em Valencia na Espanha. Uma coleção de torneiras em acabamento polido brilhante bastante inusitada, que combina a essencialidade da forma, a cor vibrante (Mint Green, Cobalt Blue, Honey Yellow, Titanium Black e Glossy White) e as possibilidades de personalização, pois as peças podem ser recombinadas como se desejar. Com um toque 80’ um dos modelos é inspirado nos botões ranhurados dos antigos aparelhos de som.



Coifa Cube Isla Color2u: segundo a marca, essa é a primeira coifa smart do Brasil. Numa proposta coifa estilo pendente, o produto é disponível em 24 opções de cores e acabamentos, além de contar com o app TSmart (solução IOT que conecta produtos inteligentes da marca) para controle de diversas funcionalidades.

O Cooktop de Indução Tramontina Duo possui uma coifa integrada de exaustão. O produto que ocupa pouco espaço, promete conciliar ambas as funções: a de cozinhar e depurar odores, gordura e fumaça do ambiente.




Coleção Naiade (Best in Show 2024): misturadores com design assinado pelo renomado estúdio de design Quaglio Simonelli de Paris, um projeto que recebeu o IF Design em 2023. Uma peça minimalista com personalidade, que equilibra formas e volumes assimétricos. O nome é inspirado nas ninfas da mitologia grega que habitavam lagos, fontes e rios, e que tinham o poder de controlar as águas: as náiades.

Peças e acessórios de acessibilidade: a Docol apresentou uma coleção com acabamento preto fosco, talvez uma das poucas (se não a única) que trouxe produtos acessíveis para a feira deste ano.















Comments


bottom of page