top of page
  • Annelise Castelli

Tendências da Iluminação / Euroluce 2023


Nuvem de iluminação Azure da Lasvit para a Euroluce 2023
Azure, Lasvit Cloud, Euroluce 2023

EUROLUCE 2023

A edição de 2023 da Euroluce começa com alta expectativa. Muito em função do pós pandemia e da ebulição que o setor de iluminação vive nos últimos anos. Segundo marcas e especialistas, tudo compensou. Eventos, palestras, exposições e mais que tudo, produtos e soluções concebidas para uma nova era.


Um novo layout foi assinado pelo escritório Lombardini 22 que concebeu o espaço “City of Lights”, propondo um circuito urbanístico para a feira, mais fluído, interativo, pensado para a jornada da experiência do participante.


Destaque para o espaço Aurora, a arena concebida pelo estúdio Formafantasma. Uma composição de painéis em múltiplas cores criou um efeito acolhedor e energizante ao mesmo tempo. Palco para palestras e eventos.


Espaço Arena Aurora, por Formafantasma, Euroluce 2023.
Arena Aurora, por Formafantasma, Euroluce 2023.

OS GRANDES TEMAS

Nesta edição, todas as tendências convergem para 3 aspectos fundamentais da influência da luz sobre nós: a interface entre LUZ e TECNOLOGIA; o modo como a LUZ interage com o SER HUMANO e como a LUZ pode influenciar a experiência das pessoas no ESPAÇO.


Há uma forte dualidade presente. De um lado, a iluminação traz drama e teatralidade (com peças destaque) e de outro, torna-se imperceptível, onde a fonte de luz é quase invisível (só se vê o efeito).


Onde a luz brinca com a sombra. Onde o técnico se mistura com o decorativo. O industrial com o orgânico.


E por fim, a iluminação definitivamente se tornou “sistema”. Com múltiplas possibilidades de combinações e configurações. Tudo que é modular ganha destaque, com soluções cada vez mais sustentáveis (em vários aspectos) e human centric.


Assim, para uma nova era.


AS 14 TOP TRENDS 2023.

Tendência em iluminação euroluce 2023 - Nuvem algorítmica
Tendência 1 / Nuvem algorítmica

1. NUVEM ALGORÍTMICA.

Composições de múltiplos elementos que partem do teto em cascatas. Juntos dão a sensação de ritmo e movimento, formando volumes únicos, teatrais e muito originais.


Tendência em iluminação euroluce 2023  - sistemas modulares
Tendência 2 / Sistemas Modulares

2. SISTEMAS MODULARES.

Sistemas de permitem composições versáteis e customizáveis, dependendo do contexto e das necessidades do ambiente. Eixos e trilhos que permitem acoplar uma infinidade de elementos luminosos totalmente compatíveis.


Tendências Euroluce 2023 -   Múltiplas Configurações
Tendência 3 / Múltiplas Configurações

3. MÚLTIPLAS CONFIGURAÇÕES.

É ideia de coleção. Quando um conceito, uma ideia que se expande em outras possibilidades. Um produto disponível em outras versões como de teto, de parede, ou de chão. Ou quando apresenta pequenas variações de formato, tamanho e cor.


Tendências Euroluce 2023 / Vidro Protagonista
Tendência 4 / Vidro Protagonista

4. VIDRO PROTAGONISTA.

O vidro ganha relevância e se torna elemento de destaque, contemporaneidade e diferenciação. São múltiplos os acabamentos: texturizado, leitoso, fumê, degradê, iridescente. Interessante jogo de formas internas que ganham vida pela transparência. Elemento luminoso em vidro elaborado. Combinações de peças distintas que formam um conjunto harmônico quando colocadas juntas.


Tendências Euroluce 2023 / Industrial
Tendência 5 / Industrial

5. INDUSTRIAL.

Peças em metal, iluminação com aspecto técnico, barras tubulares, luminárias articuladas de bancada próprias do universo do escritório (algumas em grande escala). Cores vibrantes e preto.


Tendências Euroluce 2023 - Botânico e Orgânico
Tendência 6 - Botânico e Orgânico

6. BOTÂNICO E ORGÂNICO.

Formas, volumes e materiais que remetem à natureza, como plantas, flores, rochas e mar. Elementos que lembram o aspecto líquido e irregular.


Tendências Euroluce 2023  / Ultramínimo.
Tendência 7 / Ultramínimo.

7. ULTRAMÍNIMO.

Soluções ultra minimalistas de linhas finas, tubulares e essenciais. Painéis e plafons de formas geométricas básicas. Sistemas que integram elementos em suportes, trilhos ou fios extremamente finos, formando composições únicas.


Tendências Euroluce 2023 / Portáteis
Tendência 8 / Portáteis

8. PORTÁTEIS.

Uma nova categoria de produtos wireless que permitem mobilidade. Soluções de formas compactas, com muita personalidade que se destacam no ambiente, ou que compõem a decoração.


Tendências Euroluce 2023 / Luz Focada
Tendência 9 / Luz Focada

9. LUZ FOCADA.

Luminárias com luz direcionada de alta performance que conferem personalidade e drama ao ambiente. A fonte luminosa é um elemento que ganha destaque.


Tendências Euroluce 2023 / Tramas
Tendência 10 / Tramas

10. TRAMAS.

Soluções tramadas em diversos materiais como filamentos, metal, cordas, cujo interessante efeito de luz e sombra se intensifica. Em alguns casos, o elemento luminoso está no tramado. Peças leves mesmo em grandes proporções. Composições muito originais com várias peças, formando um conjunto.


Tendências Euroluce 2023 / Flats
Tendência 11 / Flats

11. FLATS.

Inspirações e variações sobre a icônica luminária Saliscendi (“Sobre e Desce”) de 1957 dos irmãos Castiglioni.


Tendências Euroluce 2023 / Empilháveis
Tendência 12 / Empilháveis

12. EMPILHÁVEIS.

Luminárias compostas por interessantes sobreposições de elementos e formas, que no conjunto ganham muita personalidade.


Tendências Euroluce 2023 / Cinéticos e Magnéticos
Tendência 13 / Cinéticos e Magnéticos

13. CINÉTICOS E MAGNÉTICOS

Inspirações no movimento. Luminárias que ganham vida e novas funcionalidades pelo uso de elementos magnéticos ou pela possibilidade de movimentação em torno do eixo.


Tendências Euroluce 2023 / Novo Chandelier
Tendência 14 / Novo Chandelier

14. NOVO CHANDELIER.

A tradicional categoria de luminárias ganha contemporaneidade e originalidade com novos materiais, formas irregulares, composições geométricas e fixações não usuais.




Saiba mais em Euroluce 2023.


Quer saber o que rolou na edição de 2023 da Milan Design Week?

Comments


bottom of page