
EUROLUCE 2023
A edição de 2023 da Euroluce começa com alta expectativa. Muito em função do pós pandemia e da ebulição que o setor de iluminação vive nos últimos anos. Segundo marcas e especialistas, tudo compensou. Eventos, palestras, exposições e mais que tudo, produtos e soluções concebidas para uma nova era.
Um novo layout foi assinado pelo escritório Lombardini 22 que concebeu o espaço “City of Lights”, propondo um circuito urbanístico para a feira, mais fluído, interativo, pensado para a jornada da experiência do participante.
Destaque para o espaço Aurora, a arena concebida pelo estúdio Formafantasma. Uma composição de painéis em múltiplas cores criou um efeito acolhedor e energizante ao mesmo tempo. Palco para palestras e eventos.

OS GRANDES TEMAS
Nesta edição, todas as tendências convergem para 3 aspectos fundamentais da influência da luz sobre nós: a interface entre LUZ e TECNOLOGIA; o modo como a LUZ interage com o SER HUMANO e como a LUZ pode influenciar a experiência das pessoas no ESPAÇO.
Há uma forte dualidade presente. De um lado, a iluminação traz drama e teatralidade (com peças destaque) e de outro, torna-se imperceptível, onde a fonte de luz é quase invisível (só se vê o efeito).
Onde a luz brinca com a sombra. Onde o técnico se mistura com o decorativo. O industrial com o orgânico.
E por fim, a iluminação definitivamente se tornou “sistema”. Com múltiplas possibilidades de combinações e configurações. Tudo que é modular ganha destaque, com soluções cada vez mais sustentáveis (em vários aspectos) e human centric.
Assim, para uma nova era.
AS 14 TOP TRENDS 2023.

1. NUVEM ALGORÍTMICA.
Composições de múltiplos elementos que partem do teto em cascatas. Juntos dão a sensação de ritmo e movimento, formando volumes únicos, teatrais e muito originais.

2. SISTEMAS MODULARES.
Sistemas de permitem composições versáteis e customizáveis, dependendo do contexto e das necessidades do ambiente. Eixos e trilhos que permitem acoplar uma infinidade de elementos luminosos totalmente compatíveis.

3. MÚLTIPLAS CONFIGURAÇÕES.
É ideia de coleção. Quando um conceito, uma ideia que se expande em outras possibilidades. Um produto disponível em outras versões como de teto, de parede, ou de chão. Ou quando apresenta pequenas variações de formato, tamanho e cor.

4. VIDRO PROTAGONISTA.
O vidro ganha relevância e se torna elemento de destaque, contemporaneidade e diferenciação. São múltiplos os acabamentos: texturizado, leitoso, fumê, degradê, iridescente. Interessante jogo de formas internas que ganham vida pela transparência. Elemento luminoso em vidro elaborado. Combinações de peças distintas que formam um conjunto harmônico quando colocadas juntas.

5. INDUSTRIAL.
Peças em metal, iluminação com aspecto técnico, barras tubulares, luminárias articuladas de bancada próprias do universo do escritório (algumas em grande escala). Cores vibrantes e preto.

6. BOTÂNICO E ORGÂNICO.
Formas, volumes e materiais que remetem à natureza, como plantas, flores, rochas e mar. Elementos que lembram o aspecto líquido e irregular.

7. ULTRAMÍNIMO.
Soluções ultra minimalistas de linhas finas, tubulares e essenciais. Painéis e plafons de formas geométricas básicas. Sistemas que integram elementos em suportes, trilhos ou fios extremamente finos, formando composições únicas.

8. PORTÁTEIS.
Uma nova categoria de produtos wireless que permitem mobilidade. Soluções de formas compactas, com muita personalidade que se destacam no ambiente, ou que compõem a decoração.

9. LUZ FOCADA.
Luminárias com luz direcionada de alta performance que conferem personalidade e drama ao ambiente. A fonte luminosa é um elemento que ganha destaque.

10. TRAMAS.
Soluções tramadas em diversos materiais como filamentos, metal, cordas, cujo interessante efeito de luz e sombra se intensifica. Em alguns casos, o elemento luminoso está no tramado. Peças leves mesmo em grandes proporções. Composições muito originais com várias peças, formando um conjunto.

11. FLATS.
Inspirações e variações sobre a icônica luminária Saliscendi (“Sobre e Desce”) de 1957 dos irmãos Castiglioni.

12. EMPILHÁVEIS.
Luminárias compostas por interessantes sobreposições de elementos e formas, que no conjunto ganham muita personalidade.

13. CINÉTICOS E MAGNÉTICOS
Inspirações no movimento. Luminárias que ganham vida e novas funcionalidades pelo uso de elementos magnéticos ou pela possibilidade de movimentação em torno do eixo.

14. NOVO CHANDELIER.
A tradicional categoria de luminárias ganha contemporaneidade e originalidade com novos materiais, formas irregulares, composições geométricas e fixações não usuais.
Saiba mais em Euroluce 2023.
Quer saber o que rolou na edição de 2023 da Milan Design Week?
Comentarios