A semana que aconteceu entre 17 e 23 de abril em Milão mais uma vez se confirmou com o principal evento mundial impulsionador de referências e tendências no campo do Design, em especial do design de interiores. Fato confirmado pela imprensa especializada, pelos principais influenciadores do segmento e mais que tudo, pelas próprias marcas participantes que viram suas vendas e audiência crescerem e muito nesse período.
A Milan Design Week é composta pelas principais exibições que acontecem no pavilhão Fiera Milano Rho:
Salone Internazionale del Mobile (em sua 61ª edição), o principal, o salão do mobiliário.
Euroluce (edição que acontece a cada dois anos), o salão do setor de iluminação, neste ano com um lay out mais fluído, foi transformado na cidade das luzes (the “City of the Lights”).
International Furnishing Acessories, o salão de acessórios e decoração
Workplace 3.0, o salão voltado para espaços corporativos
S.Project, pelo terceiro ano traz uma curadoria de produtos-destaque de toda a feira e que refletem uma visão do futuro do espaço doméstico. Traz uma perspectiva em 360 graus da arquitetura de interiores, com novos conceitos e soluções mais inovadoras.
Salone Satellite. Desde 1998, é um espaço dedicado a promover a interface entre jovens designers (com menos de 35 anos) e o setor industrial. Sob o tema “Design: para onde você está indo?”, o evento promoveu a reflexão entre as possibilidades de progresso e os desafios globais nas questões ambientais, sociais e econômicas.
Além desses principais, a feira também promoveu uma programação cultural intensa coordenada por Beppe Finessi.
Os dados oficiais registraram mais de 2000 marcas exibidoras e cerca de 300 mil participantes oriundos de mais de 180 países. Este ano a Feira contou com 15% a mais de participação do que em 2022. Foram mais de 5400 jornalistas credenciados de praticamente todos os cantos do mundo.
Entre os países principais compradores e operadores do setor estão: Itália, China, Alemanha, França, Eua, Espanha, Índia e (olha só!) Brasil.
FUORI SALONE
Contemporaneamente ao que rola no pavilhão, acontece o FUORI SALONE (literalmente “fora do salão”), ancorado pelo tema: “Laboratório do Futuro”.
Neste ano, foram cerca de 950 exposições e intervenções artísticas e culturais divididas nos principais “distritos” da cidade, incluindo edifícios históricos, museus, show rooms e espaços alternativos. A cidade verdadeiramente pulsa Design nessa semana tão intensa.
ESPAÇOS E EXPOSIÇÕES DESTAQUE
OS GRANDES TEMAS
Os temas centrais dessa edição foram: a sustentabilidade (como um conceito transversal, passando pela redução do impacto ambiental desde o stand, passando pelo produto e pelo processo), a tecnologia, o bem viver contemporâneo, o novo olhar do design sobre o futuro e a participação da moda, que invadiu o mundo do mobiliário (destaque para Etro, Fendi, Dior, Hermès, Louis Vuitton, Bottega Veneta e Armani Casa).
Destaque também para a Euroluce que trouxe com seus expositores, eventos e palestras, uma reflexão consistente e mais que atual sobre todo o potencial que a luz pode ter sobre nossas vidas.
A CASA CONTEMPORÂNEA - BEM VIVER COM IDENTIDADE
Em 2023 as referências para o mobiliário concentram-se na casa como uma das formas mais importantes de autoexpressão contemporânea.
O conceito-chave é a busca do “bem viver” com identidade. O foco está naquilo que promove o bem-estar, reduz a ansiedade e ao mesmo tempo nos permite mostrar quem somos, com as nossas memórias e estilo de vida cotidiano.
É o equilíbrio entre o conforto e a estética; a forma (neste ano mais orgânica e sinuosa) e o conteúdo (aquilo que está por trás do produto si) e o que combina (é fácil de compor) e o que ganha destaque no ambiente (seja pela cor, pelo material, pelo acabamento).
Esses temas se desdobram nas 9 principais tendências para 2023:
1. CONFORTO X QUIET LUXURY X MAXIMALISMO.
Essa tríade é a essência que conecta todas as demais tendências. É o CONFORTO da casa refúgio, do cozy, com produtos para o dia a dia e o bem viver, que muitas vezes privilegia o natural + a tecnologia.
Já o QUIET LUXURY propõe um minimalismo atualizado, com a pureza das formas, o aconchego elegante, o acabamento impecável, o material nobre e autêntico.
E o MAXIMALISMO vem como um contraponto mais lúdico, bold, com energia em cores, formas e volumes. É o playful com personalidade para ambientes ecléticos.
2. RELEITURAS 50, 60, 70. E... 80.
É a celebração dos ícones das marcas, muitas delas pelas comemorações de aniversário. A releitura vem até como uma proposta de atemporalidade das marcas, reforçando não só o branding (“somos uma marca que faz parte da história”) como também aspectos sustentáveis. De modo geral, são muitas as referências aos anos 50, 60 e 70, com toques de 80 e o resgate do design escandinavo por algumas marcas.
3. SUSTENTABILIDADE TRANSVERSAL
Neste ano a sustentabilidade se coloca como um tema central e certamente mais evoluído por muitas empresas. Claro, não são todas. Mas são essas que se destacam e inovam. A busca pela redução do impacto ambiental e social vem ancorada por princípios do Design Circular: materiais menos poluentes; reciclabilidade (uso de materiais reciclados e facilitação da reciclagem e a desmontabilidade); reuso do produto e redução do resíduo em toda a cadeia. E em menos casos, há também o resgate de tradições locais artesanais de comunidades específicas (como é o caso da parceria entre a Tachini e o estudio Formafantasma).
4. OUTDOOR + INDOOR = JUNTO E MISTURADO
Uma tendência que vem ganhando protagonismo e impulsionando marcas a entrarem firmes neste segmento. É a permeabilidade entre outdoor e indoor, próprio de ambientes cada vez mais híbridos e abertos. São produtos que propõem a conexão com a natureza e a luz. Assentos generosos, espreguiçadeiras acolhedoras e gazebos de última geração. Soluções originais e funcionais em iluminação acopladas ao mobiliário.
5. MATERIAIS
É o tempo da madeira, do mármore, do vidro, do metal, dos tramados, do couro e dos tecidos com texturas tipo bouclé, pelos, linhos, veludos e tecidos ultra macios.
Destaque para o mármore, que incorpora mais versatilidade com formas esculturais, novos acabamentos e espessuras mais finas, fruto das possibilidades da evolução da tecnologia.
A madeira nas suas mais diversas tonalidades e acabamentos é protagonista, muitas vezes acompanhada de outros materiais na mesma peça.
6. A COR PROTAGONISTA
Nesse ano, a cor é o toque de energia e que confere personalidade. São múltiplas as possibilidades e vibrações: são as neutras, subtons suaves, vibrantes, monocromáticas, ou como detalhes-destaque.
Porém, tudo é muito fácil de combinar. Mesmo com composições de cores distintas na mesma peça. A harmonia é o que prevalece.
São os tempos do amarelo, caramelo, ferrugem, azul cobalto, azul acinzentado, azul celeste, verdes, verde petróleo, menta, coral, rosés, brancos, cremes, beges e cinzas quentes.
7. FASHION MOOD
Já há algum tempo as marcas de moda enxergam no mundo da casa, uma forma de expandir o branding expondo o lifestyle da marca de modo bem tangível. E assim, trazem o seu olhar e suas principais referências para o design de interiores, com muita personalidade.
Destaques dessa edição: Louis Vuitton, Dior, Karl Lagerfeld, Etro, Armani, Hermès, Fendi e Lowe.
8. SOFÁS, POLTRONAS E CADEIRAS
Sempre uma categoria importante para o mobiliário, uma referência chave do design, os produtos de sentar representam juntos os principais caminhos estéticos da temporada.
Sofás robustos, modulares, componíveis (frente e costas, permitindo múltiplas possibilidades). Com formas arredondadas, curvas, com gomos (em desenhos orgânicos ou geométricos). Neste ano, são o símbolo máximo do conforto.
Presença marcante de cadeiras e poltronas com espaldar em U. Linhas atemporais e minimalistas com destaque para releituras e toques de ludicidade.
9. MULTIFUNÇÃO
Foco em composições de categorias acopladas, como mesa lateral com sofá ou poltrona.
Produtos projetados para múltiplas configurações, entre espaldar e assento, e estrutura com diversas opções de materiais cores e acabamentos (máximo da otimização e da versatilidade).
Mais informações em Salone del Mobile 2023.
Kommentare