
Nos dias 21 e 22 de março, a Go Cool, em parceria com o Observatório de Sinais, estará realizando o curso Decifrar o Espírito do Tempo, com Dario Caldas, na Hotmilk, o hub de inovação da PUC-PR em Curitiba. O famoso curso que traz ao público a metodologia de tendências consagrada pelo mercado, nos últimos 15 anos.
Vale a pena conhecer um pouco mais dessa história de sucesso.
Como o curso surgiu
A ideia de montar um curso sobre tendências surgiu em 2010. O objetivo era dar acesso à metodologia dos sinais a profissionais, pesquisadores e estudantes interessados nessa área de conhecimento, ainda nascente, dentro da trajetória pioneira do Observatório de Sinais como primeira consultoria em tendências do Brasil e da América Latina e do livro de mesmo nome como primeira publicação do gênero.
O primeiro curso oferecido no escritório do ODES, em São Paulo, foi “Metodologia de Pesquisa e Análise de Tendências”, que se tornaria um “best-seller”, tendo sido realizadas diversas turmas entre 2010 e 2019, com participantes vindos de todo o país.

A partir de 2013, o projeto se ampliou e evoluiu para o training program do Observatório de Sinais. Dario Caldas idealizou e passou a ministrar diversos cursos livres de curta duração sobre tendências, abordadas em todos os seus aspectos – metodologia, sociologia e história das tendências, aplicação estratégica em setores determinados, estudos do consumidor - destinados a profissionais de diversas áreas e times de empresas.




No período da pandemia (2020-2022), o curso de pesquisa e análise de tendências passou a ser chamado de “Decifrar o espírito do tempo: como pesquisar e analisar tendências” e realizado no formato on-line e ao vivo. Foram realizadas diversas turmas online nesse período. Além disso, foi montada uma jornada de formação completa em tendências, dentro do programa “Trend Studies”. Atualmente, os cursos são realizados esporadicamente e podem ser contratados sob demanda.
Da academia ao mercado
Nesse meio tempo, a metodologia dos sinais foi amplamente testada e avalizada pelo mercado, em projetos para marcas como Deca, Grupo Globo e Sesc SP, que conseguiram antecipar e aplicar tendências com muita efetividade e sucesso.
Do mesmo modo, no meio acadêmico, a metodologia tem sido estudada e adotada por diversos cursos nas áreas de marketing, administração, comunicações, moda, design e cursos específicos de coolhunting, entre outros.
O próprio livro “Observatório de Sinais” já tem 20 anos de seu lançamento, ocorrido em 2004, e continua sendo uma referência incontornável na área.

Parceria de sucesso
A ideia de levar o curso para Curitiba foi da Go Cool, que sugeriu a parceria com a Hotmilk/PUC-PR. Dario e Annelise Castelli, CEO da Go Cool, são parceiros de longa data em diversos projetos para marcas como Coza, Elo, Blumenau Iluminação e Grupo Marista. Agora, essa parceria se estende para a área de eventos e educação corporativa, cujo primeiro produto é justamente o curso “Decifrar o Espírito do Tempo”, no qual Annelise também fará uma participação.

Participantes do Paraná e dos estados do Sul sempre foram uma parcela numerosa e muito interessada nos cursos do Observatório de Sinais. Além disso, Curitiba é uma capital dinâmica nos negócios em áreas como inovação, design, mobilidade, bem-estar, sustentabilidade, entre outras. A cidade tem, também, uma verdadeira “comunidade das tendências”, que o curso pretende reunir, funcionando como um hub facilitador para as trocas e contatos na área.
Novidades desta edição
Esta nova edição presencial promete entregar novidades, já que o panorama das tendências se alterou bastante nos últimos anos. Uma das ideias que Caldas vai trazer para o debate é a pertinência de se falar de um novo funcionamento das tendências na era da aceleração e da inteligência artificial. Entre os muitos exemplos e cases apresentados, o programa também trará um levantamento de tendências para setores específicos.
Para quem é o curso?
O curso é indicado a todos aqueles que se envolvem em processos de inovação, planejamento estratégico, criação, desenvolvimento de produtos e serviços, gestão, marketing e comunicação.
Para participar:
Dias 21 e 22 de março.
Das 9h às 15h.
Hotmilk PUC PR.
Rua Imaculada Conceição, 1430, Prado Velho, Curitiba / PR.
Informações:
41 | 99753 0188
Commentaires