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  • Annelise Castelli

O poder do produto de impacto.

Sabe quando um produto dá muito certo, mas muito mesmo e muda o rumo das coisas?

Tá aí: esse é o produto de impacto.


É aquele que provoca uma virada forte no destino de uma marca, ou de uma empresa.


É aquele que mexe tanto com o negócio que define um novo posicionamento (melhor, claro). Coloca tudo em outro patamar.


Em alguns casos, são capazes de mudar o jogo do mercado e a percepção do consumo daquele setor. Alguns ganharam o mundo, criando uma cultura, gerando uma legião de fãs.


Em sua grande maioria sintetizam e tangibilizam muito significado, de uma maneira original. Coerente com o espírito do tempo. E se eternizam, mesmo que com aprimoramentos posteriores.


E of course, trazem muito resultado em vendas!


É o caso da Levis que com o seu 501, introduziu uma nova vestimenta no mundo contemporâneo, criando o jeans.


É o caso da Lego que com o seu sistema Lego Bricks, desenvolveu um novo conceito de brincar.


É o caso da Ray Ban que com seu Aviator, resolvendo um problema, criou um estilo.


E também é o caso do Nike Air que de uma solução técnica, proporcionou aos não atletas produtos de alta performance para a prática de esportes.


E é o caso de muitos outros produtos, muitos outros casos.


Uma baita inspiração.



LEVIS 501



A Levis 501 é considerada a primeira calça jeans da história, surgida em 1873. O número 501 corresponde ao número do lote, na época.


A originalidade vem da ideia de criar uma calça com tecido de alta resistência e bolsos reforçados por rebites, próprio para trabalhadores. O produto deu certo e foi patenteado em 1890.


A calça jeans é tão importante para o mundo contemporâneo, que é considerada pelos especialistas, com a vestimenta do século XX.


Um produto que evoluiu com as mudanças culturais e ganhou o mundo.



LEGO BRICKS


Muito mais que um produto, a genialidade da Lego está no fato de criar um sistema de brincar. Um sistema com peças de encaixe (e desencaixe) que permitia infinitas combinações. Surgido na década de 50, já inovava por ser em plástico, o que aumentava a durabilidade.


A escala do tijolo (brick) 1x1 praticamente deriva todas as outras peças.


Um produto que estimula a imaginação, em qualquer faixa de idade.


Revolucionou o mercado de brinquedos, criando uma legião mundial de fãs.



RAY BAN AVIATOR




Criado pela Baush & Lomb para atender à US Army Air Corps, cuja ideia original foi do tenente John Mc Arthur, que solicitou uma solução para atender aos pilotos, que agora voavam mais alto, e precisavam de proteção para os olhos contra o brilho do sol.


O protótipo de 1936, feito em plástico foi remodelado em 1937 para uma estrutura metálica leve, com lentes verdes de vidro temperado, levemente convexas, com formato que tentava cobrir toda a área do olho humano, evitando a entrada de luz ao máximo. Cortava o brilho sem obscurecer a visão. A combinação da ponte com as hastes flexíveis que prendem atrás da orelha, aumentava a ergonomia, pela possibilidade de regulagens e ajustes ao rosto humano.


Ficou famoso mundialmente entre as celebridades e tornou-se um produto ícone.



NIKE AIR



A parceria com Michael Jordan em 1985 revolucionou a história da Nike. O Nike Air Jordan 1 foi desenvolvido especificamente para o atleta.


A inovação vem da entressola feita com câmaras de ar que absorvia os impactos dos saltos, ao mesmo tempo que era leve e resistente.


Ao longo do tempo, o produto foi aprimorado e deu início a uma série de outros tênis. Até chegar ao Air Max 360 em que toda a entressola foi substituída por ar.


Foi a partir desse conceito de produto de alta performance (ouvindo os atletas), que a Nike se consolidou como líder mundial no mercado esportivo.


 

Bora pensar grande em como poderia ser o SEU produto de impacto?


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