top of page
  • Annelise Castelli

O poder de um protótipo.


[SE UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS UM PROTÓTIPO VALE MAIS QUE MIL REUNIÕES]

Dennis Boyle, IDEO.


Essa frase é emblemática e significa muita coisa. E a foto aí, é do protótipo de serviços da Lufthansa, projeto da Ideo.


Aliás a IDEO (famoso escritório de inovação e design da Califórnia) é uma das pioneiras nessa ideia de que protótipos são fundamentais no processo de inovação.


Quando você pensa em alguma solução para a sua empresa, seja de um produto, de um serviço ou de um novo processo, você costuma realizar algum protótipo da sua ideia?


Pois é, se você não tem esse hábito, considere mudar. Dá uma olhada em algumas das vantagens.


1. A sua ideia se torna mais próximo do real. Torna tangível para todos os envolvidos.


2. Permite a interação de múltiplas pessoas e muito feedback. É um teste do uso, da experiência, da percepção de valor, dos bastidores, dos materiais, das falhas...


3. Reduz erros, custos e tempo durante o processo.


4. Surgem novas ideias, novos olhares, novos conceitos. Muitas vezes melhores e mais ricos. Um aprendizado enorme.


5. É uma forma de validar a sua ideia. Dá um pouco mais de certeza, antes de partir para a execução, produção e lançamento.


6. Dá um gás no time. Sim. Fazer um protótipo é um estimulante. Com alto grau de motivação.


E mais, prototipar, pode ser um processo. Pode fazer parte da sua rotina.

Pense nisso.

bottom of page