• Annelise Castelli

Gavin Munro. O Designer da Natureza.

Nesta série, estamos em busca de pessoas criativas, com uma pegada contemporânea e que de alguma forma, estão provocando um “UOU, que legal!” na gente. São artistas e designers que nos inspiram para a Inovação.

Hoje é o dia de Gavin Munro.


Em tempos que estamos aprendendo a esperar, Gavin Munro vem nos ensinar sobre a arte da paciência, o valor do tempo e a conexão verdadeira com a natureza.


Estamos falando de bio-produção e num tipo de impressão 3D orgânica, em que os insumos são apenas o ar, o solo e o sol. Uma conexão intrigante entre arte, design e agricultura.


O britânico Gavin Munro é formado em Artes pela Universidade de Cambridge e em Design de Móveis pela Lees Becket University. Aprendeu cedo a arte da espera. Na infância, passou por uma série de cirurgias na coluna, exercitou a espera e a observação, ao mesmo tempo que sentia como seu corpo estava sendo moldado.


O trabalho da Full Grown (antes um projeto, hoje uma empresa de biotecnologia) é baseado em uma técnica milenar de moldar o crescimento de uma árvore, para que adquira uma determinada forma, enquanto cresce.


Ao invés de produzir, a Full Grown planta e colhe suas cadeiras e lâmpadas.


E são necessários entre 4 a 8 anos para um produto ficar pronto. O cliente faz sua encomenda e pode acompanhar o crescimento da sua planta-produto até ficar pronta-madura. As próximas colheitas serão realizadas em 2022.


Basicamente o processo começa com um protótipo do objeto, uma ideia do que se deseja como resultado final. Então são confeccionados moldes em plástico reciclado (ah sim, todo o processo é orgânico e sustentável, não poderia ser diferente). Assim, a árvore vai crescendo e ganhando forma em torno do molde, por meio de podas e pequenos enxertos em pontos estratégicos, para que se torne uma peça sólida.


É bastante trabalho! “Para cada 100 árvores, existem 1000 galhos que se precisa cuidar e aproximadamente 10000 pontos de poda que precisam ser realizadas no tempo certo”.

Depois que a planta ganha a forma, a equipe continua os cuidados e a nutrição até a hora mágica da colheita, quando a árvore deixa de ser planta para se tornar um produto. A peça ganha um acabamento singelo, é levemente aplainada e passa por um lixamento suave para acentuar as formas e ganhar em ergonomia.


Em 2019 a Full Grown expôs em Paris no Centre George Pompidou e atualmente a primeira cadeira realizada faz parte da coleção permanente do Museu Nacional da Escócia em Edimburgo.




*Saiba mais em: www.fullgrown.co.uk

**Ah, só lembrando. Falamos de arte porque é uma fonte riquíssima de inspiração para produtos, marcas, insights, linguagens. Além de ser uma antena potente do que acontece no mundo.

| Rua Pedro Collere 220 (Inside Di Castelli's), Vila Izabel , Curitiba  -  PR, Brasil, CEP 80320-320.

| +55  41  99159 8808 

| annelise@gocool.com.br.

© 2020. Go Cool.Todos os direitos reservados..

  • Facebook Social Icon
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social