top of page
  • Annelise Castelli

Quando a arte encontra a inovação?

Saiba como a arte pode potencializar a inovação.

Se a gente atentar um pouco sobre como a Arte pode ser próxima da Inovação, ficaríamos surpresos. Pouco se fala nessa ponte, mas para nós essa conexão é quase óbvia.


Alguém emblemático te vem à mente quando juntamos Arte com Inovação?


Para alguns especialistas, Leonardo da Vinci teria sido o primeiro designer thinker da história. E sim, combinava invenções com as outras formas de arte, de uma maneira conectada, sem fronteiras.


Mas afinal, como a Arte pode potencializar a Inovação? Como poderíamos aprender com a arte para melhorar o processo da inovação?


Pois bem, a arte...


HUMANIZA. A arte tem a habilidade genuína e mágica de conectar-se às pessoas.


TANGIBILIZA O ABSTRATO, A IMAGINAÇÃO, AS INQUIETAÇÕES E AS EMOÇÕES. Simples e lindo: ela transforma o intangível.


EXPERIMENTA E PROTOTIPA. Ô e como! Não tem artista que não passe por muitas tentativas.


LIDA COM O FRACASSO. E aí, tem que lidar com a frustração, muitas e muitas vezes. É importante saber se levantar quando cair...


CONTEMPLA, OBSERVA E QUESTIONA. Um artista tem a sua antena conectada com mundo e desenvolve a capacidade de se admirar e de se indignar. O que o impulsiona a agir.


TÉCNICA + PERSISTÊNCIA. Essa é uma grande lição. Sim, para fazer arte precisa esforço, treino, conhecimento e vontade de se aprimorar.


EVOCA OS SENTIDOS E AS EMOÇÕES. Talvez um dos ensinamentos mais importantes para a Inovação: como sensibilizar e tocar as pessoas num mundo tão tecnológico?


O VALOR DA ESTÉTICA. Todo artista, em essência, busca algum tipo de harmonia, que às vezes nem sabe explicar bem o que é. Tem a ver com o equilíbrio nas formas, na imagem, no som, na sensação. Essa capacidade, muitas vezes é o que faz as pessoas se sentirem atraídas por algo.


CRIATIVIDADE + INTUIÇÃO. Não precisa nem dizer, quanto isso é importante...


“A verdadeira criatividade envolve a habilidade de combinar observação com imaginação e, desse modo, borrar os limites entre a realidade e a fantasia.” Leonardo da Vinci

Tá aí, um aprendizado enorme para a Senhora Inovação.


O caminho contrário também é incrível, mas aí é assunto para outro post.


244 visualizações0 comentário
bottom of page