• Annelise Castelli

Conheça as 6 razões que fazem da Ikea um case de Design Estratégico.

Quando a gente fala de design estratégico, um dos cases clássicos é o da Ikea, famosa marca de móveis que surgiu na Suécia nos anos 40 e que ganhou o mundo, atendendo a classe média, numa excelente relação custo X benefício.


Mas por que a Ikea é considerada um case?



A essência do design estratégico é a combinação harmônica entre produto + comunicação + distribuição + serviços + experiência, o que por consequência, traz um grande ganho de valor de marca. O que leva a Ikea a ser também um case de branding, pois afinal, toda empresa que faz a lição de casa em design estratégico, tá fazendo junto a do branding também! (legal, né?)


Pois bem, aí tá o segredo da Ikea. Os caras fazem isso de modo estrategicamente coerente, com muita competência, desde sempre.



IKEA. O clássico case de design estratégico.



1. UMA EMPRESA SÓLIDA E COM HISTÓRIA


Uma empresa sólida, genuinamente sueca, presente em 48 países, com mais de 40 fábricas espalhadas pelo mundo. Foi fundada em 1943 por Ingvar Feodor Kamprad na cidade de Älmhut (detalhe, ele tinha apenas 17 anos). Na época, uma pequena empresa que vendia produtos por catálogo.


O nome tem uma origem bastante simbólica. As duas primeiras letras (I e K) correspondem às iniciais do nome do fundador e as duas últimas (E e A) remetem à fazenda onde ele nasceu e o povoado onde a empresa foi criada (Elmtaryd e Agunnaryd).


Atualmente, a Ikea conta com aproximadamente 400 lojas, a maioria franquias.


Com o baque da pandemia, assim como muitos grandes varejistas, também passou a investir mais fortemente no sistema de e-commerce (beneficiado pela base do “monte em casa”).



2. O CONCEITO DE NEGÓCIO E DE MARCA: DEMOCRATIC DESIGN & LOW PRICE


A Ikea uniu o conceito do negócio e da marca num só: oferecer uma vasta gama de produtos para casa, com qualidade, funcionalidade e preço baixo. Isso, combinado com conveniência e design democrático, tornando tudo acessível e estimulando a atitude de “fazer você fazer” (o que tempos mais tarde se converteria no Do It Yourself (DIY). Com esses elementos, criaram um estilo Ikea.



3. O PRODUTO: MULTIFUNCIONAL, DE ESTILO SUECO & DIY


Os produtos seguem o estilo e a lógica Ikea. Um portfólio amplo e coordenado de móveis multifuncionais e objetos para uma casa que convida ao bem viver contemporâneo (por vezes, com pouco espaço). E na essência de cada projeto está a facilidade de montagem pelo consumidor (para que o produto possa ser levado para a casa, ou seja, com o transporte ao encargo do cliente) e a sustentabilidade (presente na cultura sueca). Tecidos naturais, acabamentos simples, toques de minimalismo, madeiras claras, aconchego.



4. A COMUNICAÇÃO: DIVERTIDA, FAMILIAR E COM FOCO NO BEM VIVER


A comunicação é coerente com o conceito (não poderia ser diferente).


Cheia de humor, é aquela que faz você querer estar junto. Ela aproxima e nos mostra que cuidar da nossa casa pode ser sinônimo de felicidade. Além das campanhas (muitas ao vivo e a cores, com muitas ações de ativação de marca), a comunicação Ikea também tem seus ícones: o famoso catálogo e a embalagem (que é um tema à parte).



5 - A DISTRIBUIÇÃO: ESTRATÉGICAS LOJAS SELF SERVICE


As grandes lojas são um elemento estratégico tanto de venda, como de relacionamento e presença de marca.


As famosas lojas Ikea são estrategicamente projetadas para oferecer o melhor da experiência com o cliente, encantando as pessoas com o mundo Ikea. Tudo isso com o máximo de conveniência, para que você faça quase tudo sozinho, se assim o desejar.


De grandes dimensões, elas são projetadas para serem replicáveis no mundo todo com as mesmas características:

  • no plano superior: exposição de ambientes

  • no plano inferior: depósito e retirada das mercadorias pelos próprios clientes nas estantes

  • grande (grande mesmo!) estacionamento

  • localização com fácil acesso a grandes rodovias

Mas a partir de 2008, começam a expandir abrindo lojas menores em centros urbanos sem estacionamento. Tornando o atendimento ainda mais sustentável e acessível por meios de transporte público.


A entrega do produto é a cargo do cliente o que reduz muito os custos. Mas também há serviços de entrega disponíveis.


A identidade visual é impactante. As lojas são icônicas caixas azuis com a logo emblemática em amarelo. Reconhecíveis em qualquer lugar do mundo.


Além das lojas físicas, ainda conservam o sistema de vendas por catálogo e o e-commerce, que foi ampliado por conta da pandemia.


Combinado com o sistema de vendas, também há diversos outros serviços integrados como:

  • Ikea Family (programa de relacionamento e fidelidade)

  • Workshops

  • Restaurante

  • Serviços de montagem

  • Serviços de entrega

  • E o divertido app Ikea Place, em que você pode visualizar o produto no seu espaço, de modo simples e intuitivo.


6. A EMBALAGEM: OTIMIZADA, FUNCIONAL E COMUNICATIVA


E fechando o ciclo: as embalagens.


Elas têm duas funções: a primeira é a de comunicar. São ao mesmo tempo divertidos elementos de campanhas de comunicação, como também contém as instruções de montagem dos produtos. E aqui cabe um detalhe: as embalagens são acompanhadas pelos excepcionais manuais Ikea, que aliás não têm texto, somente ilustrações e ícones que o tornam compreensíveis por qualquer pessoa no mundo. Afinal, o produto tem que ser fácil de montar. Ponto final.


E a segunda função é a de proteger o produto, facilitando o seu transporte (e claro toda a logística por trás). Produto e embalagem são uma combinação de excelente otimização em design. Não é por outra razão, que são estudadas no mundo inteiro como exemplos primorosos de todo o potencial que uma embalagem pode ter.



E absolutamente tudo tá amarrado (empresa, conceito, produto, comunicação, distribuição, serviços e embalagem). Estrategicamente integrado e coerente. Caminham juntos. Quando um pilar muda, os outros acompanham.


Simples e eficiente.

Um último detalhe: você deve estar se perguntando...


Por que não tem Ikea no Brasil?


Bem, pelo que sabemos, a Ikea tem parceiros de fabricação em nosso país. Durante muitos anos produziu muita coisa na região de São Bento do Sul e Rio Negro, fronteira entre PR e SC. Mas até hoje consideram que a operação de venda e presença de marca (com as lojas físicas) é inviável no Brasil ☹. Pelas questões tributárias, tanto pela carga elevada, como pela falta de previsibilidade. Pois, quem vende com preço baixo não tem muita margem para brincadeira.






Bem é isso gente.


Se gostou, deixe aqui seus comentários e compartilhe com quem possa se interessar.


Ah e se algum dia você tiver a oportunidade de visitar uma loja Ikea, não perca a chance. Tenho certeza de que você vai gostar. Depois, me conte.



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