top of page
  • Annelise Castelli

6 conceitos-chave para um modelo de negócio de sucesso



Muito se fala sobre o poder do Modelo de Negócio, desde que o nosso amigo Alexander Osterwalder concebeu o famoso Business Model Canvas, lá em 2011. O que sim, em certa medida substituiu o tradicional Plano de Negócio, principalmente em empresas mais inovadoras.


É ou não, é?


Em essência, um modelo de negócios descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. (valor= aquilo de que falamos tanto!). Tudo explícito em um único diagrama, com as conexões estratégicas entre as partes.


É uma ótima ferramenta, justamente pela sua simplicidade. É fácil de ser realizado por várias pessoas juntas, vai direto ao ponto e pode ir se ajustando ao longo do tempo. Se for feito de verdade, realmente funciona.




Mas você saberia dizer quais seriam os principais conceitos por trás de um BOM MODELO DE NEGÓCIOS?


Segundo Felipe Ost Scherer, esses seriam alguns deles:



1. CUSTO DE MUDANÇA. A ideia é oferecer vantagens consideráveis para que o seu cliente continue com você e não troque a sua empresa por outra. O melhor custo X benefício é continuar com você.



2. RECEITA RECORRENTE. Esse é o sonho de muita gente. Quando todo mês pinga no seu cofrinho e durante um período longo. A lógica da assinatura ou algo semelhante ainda é imbatível.



3. A FORÇA DE TERCEIROS. Quando grande parte do trabalho está nas mãos dos outros e não no custo fixo de funcionários. O detalhe está em fazer isso de graça. A exemplo das redes sociais em que o conteúdo (essência da coisa) é gerado pelas pessoas.



4. ESCALÁVEL. Um dos principais conceitos. Seu negócio deve ser capaz de se expandir, de uma forma não muito complicada ou onerosa.



5. RECEBER ANTES DE GASTAR. Opa, essa é clara. Algo que seja pré-pago gera um importante ganho na gestão do fluxo de caixa. Bem-vindo em qualquer contexto.



6. DIFICULDADE DA CÓPIA. Não é tão fácil, mas a ideia é criar um modelo que não seja facilmente copiado por concorrentes. É quando os diferenciais são únicos e tão especiais que dificultam a sua reprodução.


Dificilmente teremos todos esses elementos na mesma empresa, mas serve de guia para um modelo ideal.


______________________


Para construir um modelo de negócio promissor, fale com a gente.


bottom of page