
Como criar estratégias potentes que constroem valor, significado e resultado para marcas, produtos e serviços.
Design Estratégico é uma abordagem que potencializa a dimensão estratégica do Design fazendo a ponte entre design, branding, gestão e inovação.

Participação especial de
Dario Caldas
CEO do Observatório de Sinais e
consultor de Pesquisa de Tendências.

A essência do Método Go Cool.
-
Visão holística sobre o futuro, o mercado, a empresa, a marca e o consumidor.
-
Fundamentação teórica que integra referências de grandes instituições como Poli.Design, Ideo, Strategyzer e ITA.
-
Mind set voltado para a inovação, a autenticidade e a construção de valor.
-
O Sistema Produto: concepção sistêmica, coerente e criativa que integra produtos, serviços, comunicação, distribuição e experiências.
-
Insights potentes que se convertem em estratégia e ações assertivas.
-
Um passo a passo consistente, com frameworks e ferramentas exclusivas que permitem aplicações práticas em contextos diversos. Tudo hands on.


Método validado e aplicado em marcas como Culligan, Coza, Red Bull, VR, Elo, Blumenau Iluminação e Kapazi.
Um método eficaz, focado em atributos que potencializam a diferenciação e a percepção de valor de marcas, produtos e serviços. Capaz de gerar inovação com resultados.
Marcas de sucesso utilizam seus princípios. Muitos produtos e serviços de excelência foram concebidos sob esses pilares.

O que você vai explorar
-
Como compreender o mercado e identificar as expectativas genuínas do consumidor;
-
Como detectar tendências e desenhar cenários futuros;
-
Como transformar insights criativos em estratégias viáveis;
-
Como aplicar o pensamento sistêmico em contextos complexos;
-
Como conectar design, marca, serviço e experiência em soluções integradas.
Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.
Alvin Toffler
"
"
Annelise Castelli

Especialista em Product Manager pelo Istituto Marangoni em Milão – Itália. Formada em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela UFPR.
Desde 2006, atua como consultora para empresas industriais nos temas design estratégico, design thinking, branding, posicionamento de marcas, desenvolvimento de produto, diagnóstico empresarial e análise de tendências. Gestora de projetos de inovação e coordenadora de programas de desenvolvimento e competitividade industrial.
Foi coordenadora da Área Têxtil e Vestuário do Senai Curitiba, coordenadora e docente na Pós-Graduação em Moda e Gestão do Senai PR /SC e docente pela Universidade Positivo nos Cursos de Design de Produto e Design de Moda.
Atualmente é professora da PUC PR na Disciplina de Psicologia de Consumo e Arquétipos no Curso de Pós Graduação em Design e Tendências: Cool Hunting e Design de Serviços.
Recebeu em 2009 o prêmio internacional de inovação: Hermés de L’innovation do European Institute for Creative Strategies & Innovation de Paris pelo projeto Design contra o Crime, desenvolvido pelo SENAI PR. Em 2013 recebeu os seguintes prêmios: Bronze no IDEA BRASIL / Categoria Estratégia de Design e Design de Produto para a empresa Decormade e também o Prêmio Bronze no IDEA BRASIL / Categoria Estratégia de Design para a empresa Móveis Jor. Em 2024 recebeu Prata no Prêmio Bornancini de Design, Categoria Design de Produto com o Projeto Culligan- New E-due.
Idealizadora e coordenadora técnica do evento ID Fashion, realizado pela Fiep, entre 2015 e 2017.
Em 2019 fundou a Go Cool | Strategy, Design & Innovation, onde atua como consultora e diretora técnica em projetos de consultoria em estratégia de negócio, branding, inovação e design.
Programa
1. Contexto contemporâneo.
-
Reflexões sobre desafios e oportunidades na contemporaneidade.
-
Os impactos da Inovação.
2. Design como Estratégia.
-
O valor do Design. Conhecendo marcas Design Oriented.
-
As abordagens estratégicas do Design. Zoom on Design Driven Innovation e Circular Design .
-
Pensamento estratégico e sistêmico aplicado ao Design. Um novo Mind Set.
3. Design Estratégico.
-
Conceitos, princípios, interfaces, aplicações e cases.
-
O Sistema Produto.
4. Metodologia de Design Estratégico. Como estruturar uma Estratégia.
IMERSÃO
-
Check Up. Identificando o potencial de marcas, produtos e serviços.
-
Público-Alvo. Mapeamento de perfis de consumo, pesquisa exploratória, costumer insights e brand match.
-
Mercado. Drivers Setoriais, Benchmarking e Mapa de Posicionamento.
-
Tendências. Análise de tendências de design, comportamento e consumo. *Participação especial: Dario Caldas / Observatório de Sinais.
ANÁLISE
-
Insights. Descobrindo oportunidades e gerando insights potentes.
-
Cenários. Construindo cenários estratégicos de futuro.
ESTRATÉGIA
-
Posicionamento estratégico em Design.
-
Valor e significado. Potencializando produtos, serviços, comunicação, distribuição e experiências, atribuindo valor e significado para públicos específicos.
-
O Projeto da Estratégia: Diagrama da Estratégia, Diagrama do Sistema Produto e Plataforma de Sentido.
-
Perfis de produtos e serviços. Portfólio Estratégico.

Por meio de ferramentas específicas, estudos de caso e vivências práticas, o curso permite ao profissional de design, marketing e inovação atuar de forma assertiva e estratégica em projetos reais de mercado.
Para empresários e profissionais de gestão, permite uma visão inovadora, utilizando o Design como elemento da estratégia do seu negócio ou marca.
Para quem
Valores
R$ 675,00
pix (-7% desc.)
ou
R$ 726,00
3 X R$ 242,00 no cartão (s/ juros)
* Consulte descontos especiais para grupos e empresas.
DESIGN
ESTRATÉGICO
O poder da Estratégia por trás do Design.

22 e 23
agosto
17h às 21h
9h às 15h
Hotmilk PUC PR
R. Imaculada Conceição, 1430, Prado Velho, Curitiba - PR.
Realização:
